Julia Monteiro
Julia Monteiro
Veiculos e Tecnologia · 11 de dezembro de 2024 · 2 min de leitura ·

Isenção de IPVA para carros híbridos é aprovada em SP, mas e os elétricos?

Isenção de IPVA para carros híbridos é aprovada em SP, mas e os elétricos?

Os proprietários de veículos movidos a hidrogênio e híbridos flex ou a etanol não precisarão mais pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou um projeto de lei que isenta a cobrança do tributo.

O objetivo da medida é reduzir a emissão de gases de efeito estufa. No entanto, o benefício não inclui os carros 100% elétricos, aqueles com zero emissões de poluentes, o que gerou críticas ao projeto, que tramitou na Casa por mais de um ano.

O benefício da isenção do IPVA vai atender a proprietários de veículos movidos exclusivamente a hidrogênio ou híbridos com motor elétrico e a combustão que utilizem, alternativa ou exclusivamente, etanol. Nesse caso, o valor do veículo não poderá superar R$ 250 mil.

Além disso, proprietários de ônibus ou caminhões movidos exclusivamente a hidrogênio ou gás natural, incluindo o biometano, também serão beneficiados pela medida. Com a aprovação, ônibus e caminhões ficam isentos do imposto de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2029.

A exclusão dos veículos elétricos da isenção, no entanto, gerou reações. De acordo com a Associação Brasileira de Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei), 70% dos proprietários de veículos flex usam gasolina, tornando a nova medida totalmente ineficaz. As informações são do UOL.

Alessandro Di Lorenzo é editor do Olhar Digital e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Compartilhe